Convidados

Conheça mais sobre cada um dos convidados da II Semana de Jornalismo da UFC, que acontece entre 04 e 07 de abril de 2011 no Auditório Rachel de Queiroz (CH2):

 

Nilson Lage


Nilson Lemos Lage tem graduação em Letras (Português-Russo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Aposentado compulsoriamente em 2006 do cargo de professor titular do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, trabalha como voluntário em cursos de pós-graduação da mesma universidade. Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em Técnicas de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da cognição; jornalismo científico; semântica, semiótica e pragmática; ensino de jornalismo; linguagem jornalística, jornalismo audiovisual, webjornalismo, divulgação de História do Brasil, teoria do jornalismo e lógica aplicada à linguagem mediática. Membro e relator, representando a Escola de Comunicação da UFRJ e a Federação Nacional dos Jornalistas, da comissão especial que, reunida de março de 1982 a outubro de l983, instituiu o currículo mínimo dos cursos de Comunicação Social. Membro da Comissão de Especialistas em Comunicação Social da SESU/MEC (Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação) em 1999 e das Comissões de verificação dos cursos de jornalismo de 1999 a 2002. Profissionalmente, atuou no mercado de jornalismo de 1956 a 1990, tendo passado por veículos como Diário Carioca, Jornal do Brasil, Revista Manchete, O Globo e Última Hora. É autor de inúmeras obras, como os livros “Ideologia e Técnica da notícia”, “Estrutura da Notícia” e “Linguagem Jornalística”.

 

Sergio Vilas-Boas


Sergio Vilas-Boas é escritor e professor de pós-graduação em Narrativas do Real. Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Autor de “Biografismo”, “Biografias & Biógrafos” e “Perfis”, entre outros. Vencedor do prêmio Jabuti em 1998 com o romance “Os Estrangeiros do Trem N”. Produz livros patrocinados – temáticos e biográficos (neste 2011, lançará a obra biográfica “O Homem das Telecoms”, sobre o empresário Luiz Alberto Garcia). Dirige a Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL); edita o site textovivo; escreve resenhas e críticas literárias para o jornal de literatura “Rascunho”. Foi editor e repórter especial de cadernos de cultura de vários veículos. Dá palestras e workshops Brasil afora sobre Jornalismo Literário. Tem dois romances prontos e nenhuma pressa em publicá-los. Mineiro de Belo Horizonte, mora há 15 anos em São Paulo.

 

Rafael Luis


Rafael Luis é jornalista formado pela UFC em 2004, quando entrou no jornal O POVO como repórter de esportes. Atualmente é editor-adjunto do Núcleo de Cotidiano do jornal O POVO, sendo editor de esportes há dois anos. Foi ainda repórter especial e editor de política. Em 2010, foi correspondente do Grupo O POVO na Copa do Mundo da África do Sul. Também trabalhou na TV Jangadeiro, sendo produtor da 1ª fase do programa Jangadeiro Esporte Clube. Já venceu os prêmios Esso e Embratel, duas das mais importantes premiações de jornalismo no país, e conquistou o prêmio da Associação Cearense de Imprensa (ACI) nos últimos três anos, desde que a categoria Jornalismo Esportivo foi criada.

 

Plínio Bortolotti


Plínio Bortolotti é jornalista. Atualmente é Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). No jornal O POVO foi repórter, editor e ombudsman por três mandatos (2005/2007). Integra o Conselho Editorial do jornal e coordena o Conselho de Leitores. Também é responsável pelo projeto Novos Talentos, para estudantes de jornalismo. Escreve um artigo semanal e faz intervenção diária no programa de rádio Revista O POVO/CBN. É diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Cidadão Cearense, por título concedido pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2010.

 

Miguel Macedo


Miguel Macedo é jornalista profissional, formado no Curso de Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, em 1983, e sindicalizado no Sindjorce desde 1984. Iniciou carreira no mesmo ano, como repórter da Editoria de Cidade, no jornal O POVO. Em seguida, passou a redator e editor do Segundo Caderno, atual Vida & Arte, no mesmo jornal. Foi Diretor de Jornalismo da TV Ceará, canal 5, Chefe de Reportagem do Diário do Nordeste e freelancer da Editoria Abril. De dezembro de 1992 a dezembro de 2010 exerceu a função de Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, fundação política da Alemanha, com escritório em Fortaleza, para as Regiões Nordeste e Norte do Brasil. Especialista em Turismo e Meio Ambiente, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em Gestão de Negócios Turísticos também pela UECE, é professor do Curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (Fa7), em Fortaleza, nas áreas de jornalismo cultural, especializado, literário e de revista. Atualmente é assessor de Comunicação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, em Redenção/CE.

 

Fábio Pizzato


Fábio Pizzato é formado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM, em São Paulo. Após a especialização em Jornalismo Esportivo e de TV, tornou-se repórter, apresentador e colunista. Ainda em São Paulo, trabalhou na rádio Jovem Pan, no jornal Diário de São Paulo, em sites esportivos, na TV Bandeirantes e na TV Record. Em Fortaleza, atuou por quatro anos na TV Verdes Mares, período em que também esteve na TV Globo de São Paulo e do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha na TV Jangadeiro. Participou de várias coberturas esportivas, como os campeonatos de futebol regionais (Cearense, Carioca e Paulista), Campeonato Brasileiro de Futebol, Circuito BB de Vôlei de Praia, nacionais de judô, rallies e amistosos da Seleção Brasileira. Apresenta também no currículo coberturas de eventos internacionais, como os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (2007), Rally dos Sertões (2002 e 2008), corridas de aventura Ecomotion e Brasil Wind, Copa Libertadores da América e Copa Sulamericana. Um dos destaques de sua carreira foi a série investigativa sobre o descaso administrativo no Corinthians, que resultou no fim da parceria entre o clube e a MSI (Media Sports Investment) e na renúncia do então presidente Alberto Dualib (2007). Foi professor de Jornalismo Esportivo na Unifor em 2005.

 

Jocélio Leal


Jocélio Leal é jornalista formado pelo Curso de Jornalismo da UFC e possui especialização em Marketing também pela UFC. No Grupo de Comunicação O POVO assina a Coluna Vertical S/A no jornal desde 2001, e apresenta programas homônimos na TV O POVO e na Calypso FM, além de ocupar a função de editor-executivo do Anuário do Ceará. É professor do Curso de Jornalismo da Unifor, desde 2002. Fora do jornalismo trabalhou como assessor de comunicação na OAB-CE, no Governo do Estado e no Senado.

 

Luciano Almeida Filho

Luciano Almeida Filho é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter e crítico de música dentro da equipe do Caderno 3, no jornal Diário do Nordeste, de 1990 a 1996. Neste período também trabalhou na equipe da VSM Comunicação, como assessor de imprensa da produtora Arte Produções e na equipe da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza. Em junho de 1996 é convidado a assumir o cargo de subeditor do caderno Vida & Arte no jornal O Povo. Trabalhou também dentro do projeto de implantação do jornal popular Hoje, de vida curta, entre 1998 e 1999. Atualmente trabalha como editor adjunto do Núcleo de Cultura e Entretenimento, de O Povo.

 

Regina Carvalho


Regina Carvalho é editora de Economia do Jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), concluiu o curso em 1986. Ao longo de cinco anos, integrou as equipes da assessoria de imprensa da UFC e, depois, Teleceará (hoje OI). Ingressou no jornal impresso em 1988 como repórter, passando a redatora e convidada para integrar a Editoria de Economia, onde exerce desde 1995 a função de editora. Durante sete anos, fez a comunicação interna de uma das empresas do Grupo Vicunha no Ceará  – a Finobrasa – e depois, da própria Vicunha, no Distrito Industrial de Maracanaú. Durante seis anos, foi assessora de imprensa do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Dentre outros vários cursos dos quais participou (com ênfase na área econômica), destacam-se a Especialização em Economia ofertada pelo Mestrado em Administração, Economia, Contabilidade (Caen) da Universidade Federal do Ceará (UFC), concluída em 2002, e o curso de Finanças Públicas e Educação Fiscal da Escola de Administração Fazendária (Esaf – do Ministério da Fazenda), em 2010.

 


II Semana de Jornalismo

Realizado pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da UFC, a II Semana de Jornalismo acontece entre os dias 04 e 07 de abril no Auditório Rachel de Queiroz (CH2), discutindo o tema "Jornalismo Especializado".




Imagens da II Semana de Jornalismo:





Realização:


Co-realização:


Patrocínio: