Jornalismo econômico é discutido na 3ª mesa redonda

7 abr 2011

O Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCom) realizou a mesa redonda “Jornalismo Econômico: os desafios de informar” na noite desta quarta-feira (06) no auditório Raquel de Queiroz da Universidade Federal do Ceará. Esse foi o terceiro debate da II Semana de Jornalismo da UFC, e contou com a participação de Jocélio Leal, Regina Carvalho e a mediação do professor Edgard Patrício da UFC. Jocélio apresenta o programa Vertical S/A na TV O POVO e assina uma coluna no jornal O POVO de mesmo nome, enquanto que Regina Carvalho é editora de Economia do jornal.

Regina ressaltou que o maior desafio de escrever sobre economia no jornal é tentar superar a barreira existente entre o conteúdo econômico e o leitor. ” Acho que o principal desafio é tentar traduzir para o leitor o que o especialista diz e desmistificar essa idéia de que jornalismo econômico é difícil “, afirmou.  Jocélio levantou a necessidade da especialização para que o jornalista saiba transmitir a informação.”Eu acho que um economista faria melhor do que eu”, desabafou, mas ressaltou que  ” o grande talento do jornalista é falar fácil” .

Os interesses empresariais em notícias também estiveram em pauta no debate. Regina colocou que o leitor sempre deve vir antes de interesses econômicos particulares e que cabe ao jornalista buscar no conteúdo da empresa noticiada algo que seja de interesse público. A jornalista foi questionada pelo mediador Edgard Patrício se as empresas vinculadas ao jornal a que pertence recebem tratamento diferenciado nas notícias e respondeu que ” a apuração deve ser feita sempre da mesma maneira para empresas que tenham vínculo ou não “.

O debate também deu enfoque às coberturas que costumam aparecer nos jornais feitas a convite e sob custeio de empresas  que lançam novos produtos. Jocélio falou da existência de um ” jogo de sedução” que as empresas fazem com o repórter, mas  ressaltou que ” o jornalista não é obrigado a elogiar o produto”.

Por fim, os debatedores falaram da importância de escrever sobre economia em uma linguagem compreensível ao público em geral. “O jornalista deve sempre buscar a linguagem simples”, colou Regina. ” Em nossos jornais, temos sempre a obrigação de escrever de forma didática, e a grande habilidade dos jornais é insistir no interesse do leitor”, conclui Jocélio.

A estudante Natália Almeida, da Faculdade Sete de Setembro (FA7),  assistiu à mesa redonda e falou que jornalismo econômico é algo complicado, mas ressalta que o debate “deu para refletir sobre o assunto”.


II Semana de Jornalismo

Realizado pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da UFC, a II Semana de Jornalismo acontece entre os dias 04 e 07 de abril no Auditório Rachel de Queiroz (CH2), discutindo o tema "Jornalismo Especializado".




Imagens da II Semana de Jornalismo:





Realização:


Co-realização:


Patrocínio: