Mesa-redonda de Jornalismo Esportivo

6 abr 2011

A preparação para a Copa do Mundo de 2014 foi o tema de discussão da mesa-redonda de Jornalismo Esportivo, na noite do dia 05 de Abril. A mesa contou com a presença dos jornalistas Rafael Luís e Fábio Pizzato e teve a mediação do professor Nonato Lima. O questionamento inicial lançado pelo mediador do debate orientou as discussões que se seguiram.“Será que a imprensa cearense está preparada para cobrir a Copa?”, indagou o professor. Para os jornalistas presentes, o Ceará ainda não está preparado para a cobertura deste grande evento. Entre os problemas apontados por Rafael Luís e Fábio Pizzato  estão a falta de investimento dos veículos cearenses  e também a carência de profissionais com domínio na língua inglesa.

A discussão focou também a questão da formação do jornalista. “As faculdades contribuem muito pouco para a formação em Jornalismo Esportivo”, afirmou Rafael Luís. Para Pizzato, o jornalista precisa ter uma orientação inicial do veículo. Se a empresa de comunicação fizer um‘plano de carreira’ para o funcionário, possivelmente o jornalista poderia se desenvolver melhor nas áreas com as quais mais se identifica.

Em outro momento do debate, os convidados comentaram as inovações de linguagem no Jornalismo Esportivo de televisão. Rafael Luís destacou que a entrada de jornalistas mais jovens contribuiu para uma mudança de pauta na cobertura esportiva. Pizzato afirmou que o jornalista de esporte deve procurar sair do lugar-comum e disse que na televisão, o jornalista pode brincar mais com a linguagem, o que não ocorre tanto no impresso.  Pizzato resumiu então a situação da cobertura esportiva na tv : “Antes, o Jornalismo Esportivo era informação com entretenimento. Hoje, é entretenimento com informação”.

A mesa-redonda finalizou a discussão com as perguntas da platéia. Dos questionamentos encaminhados à mesa, muitos demonstraram preocupação com o andamento e a execução das obras da Copa. Para os convidados, as mudanças necessárias para este grande evento só serão feitas em cima da hora e há a possibilidade de que muitos projetos não sejam finalizados até  o prazo final dado pela Fifa.“Nós estamos longe de estar preparados para a Copa”, concluiu Pizzato.

II Semana de Jornalismo

Realizado pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da UFC, a II Semana de Jornalismo acontece entre os dias 04 e 07 de abril no Auditório Rachel de Queiroz (CH2), discutindo o tema "Jornalismo Especializado".

Imagens da II Semana de Jornalismo:

Realização:

Co-realização: