Jornalismo Político é pauta do 1º dia

5 abr 2011

“O modelo de comunicação no Brasil reproduz sua centralização política”, atestou Nilson Lage no início da mesa redonda Jornalismo Político: os bastidores do poder na cobertura jornalística, que contou também com a presença do jornalista Plínio Bortolotti. O debate fez parte da primeira noite da Semana de Jornalismo da UFC, realizado ontem, 4 de abril, com mediação do professor Jamil Marques .

Plínio Bortolotti, diretor institucional do Grupo O Povo de Comunicação, destacou a qualidade do jornalismo brasileiro sem descartar a necessidade de autocrítica do profissional. Ao comentar a cobertura política feita pela imprensa nacional, denunciou a perseguição às figuras políticas. “O ataque generalizado presta um desserviço à democracia”, constatou.

Os convidados comentaram sobre as especificidades do Jornalismo Político. Segundo Nilson Lage, a cobertura política apresenta uma linguagem muito mais declaratória que as demais editorias. O foco é mais voltado para as fontes. “São poucos os fatos políticos. Trata-se mais de discursos sobre a realidade, sobre coisas não-políticas”, disse. Já Bortolotti criticou a superficialidade da maioria das pautas na área. Para ele, “é muito cômodo escrever uma matéria reproduzindo declarações e suas repercussões no ambiente político. Deve-se entender mais o contexto”.

Dentre as características apontadas na mesa, o “denuncismo” foi destacado como prática do jornalismo político após a queda do regime militar. “Na maioria das vezes, esse tipo de matéria não tem consequência. O objetivo principal é atingir pessoas”, comentou Lage. O jornalismo investigativo passou a ser confundido com os dossiês montados e prontamente reproduzidos, segundo Bortolotti. “Essa prática ganhou força depois do escândalo de Collor. A partir de então, todo mundo queria derrubar alguém, e isso causou um grande mal para o jornalismo”.

O estudante Marco Leonel Fukuda, do 3º semestre de Jornalismo, comentou sobre a discussão ao fim da mesa redonda. “O jornalismo político não é muito do meu interesse, mas devemos ter uma abertura para aprender mais sobre essa área de atuação”, disse e completou que “temos que aprender sobre muitas coisas para podermos escolher e atuar de forma mais consciente”.

II Semana de Jornalismo

Realizado pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da UFC, a II Semana de Jornalismo acontece entre os dias 04 e 07 de abril no Auditório Rachel de Queiroz (CH2), discutindo o tema "Jornalismo Especializado".

Imagens da II Semana de Jornalismo:

Realização:

Co-realização: