Nilson Lage abre II Semana de Jornalismo

5 abr 2011

A II Semana de Jornalismo da UFC teve início na noite desta segunda, 4 de abril, no Auditório Rachel de Queiroz. A palestra de abertura contou com a presença do professor e jornalista Nilson Lage, que discursou sobre o mercado do Jornalismo Especializado.

A abertura do evento também foi marcada pelas falas do professor Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará e diretor do Instituto de Cultura e Arte, e do professor Riverson Rios, coordenador do curso de Comunicação Social e tutor do PETCom.

“Todo público tem direito à informação que atenda suas demandas”, pontuou Nilson Lage durante a palestra Por que especializar? Mercado de jornalismo especializado. O professor apresentou aos estudantes um panorama histórico do mundo capitalista e de suas implicações no jornalismo atual, argumentando que o profissional deve não apenas reconhecer esta realidade, como adaptar-se à exigência do cenário segmentado. Para informar além das demandas, o jornalista especializado precisa lidar com a linguagem, a atualidade e a política de cada área.

Enquanto alguns campos requerem mais conhecimento técnico, como a física teórica ou a astronomia, a maioria das editorias exige uma visão abrangente, diferente da “super especialização”, prejudicial segundo o palestrante. Mesmo com uma tendência à segmentação dos conteúdos, Lage alerta que os jornais não priorizam informações minimamente úteis ao público, muitas vezes deixando de atuar positivamente junto à sociedade.

O jornalista enfatizou que o conhecimento em determinadas áreas pode ser o diferencial no mercado, como informática, design, estatística social, fotografia e vídeo. Para ele, esta bagagem pode vir tanto de cursos posteriores à graduação como no cotidiano da profissão. Já numa perspectiva de especialização nos fundamentos do jornalismo, o professor deu maior importância ao estudo da filosofia, ciências da informação, história, artes, psicologia e economia.

Lage finalizou sua explanação ao refletir sobre o advento das novas mídias e seu poder de transformação na Comunicação do futuro. “Eu não sei. É melhor esperar do que dar palpite”, declarou o professor. Para ele, as mudanças no mercado informativo dependem menos das tecnologias e mais de seus usos. “É bom que vocês [estudantes] não tentem buscar essa resposta também”, acrescentou.

Catherine Santos, aluna do 3º semestre de Jornalismo da UFC, avaliou a primeira palestra da Semana de Jornalismo como enriquecedora para os estudantes. “Foi importante porque Nilson Lage comentou os diversos ramos do jornalismo atual e usou uma linguagem viva e descontraída, além de discorrer sobre especialização na academia e na profissão”.

Tempo real

A palestra foi transmitida ao vivo no site da II Semana de Jornalismo para quem não conseguiu se inscrever ou não pôde comparecer. A ex-coordenadora do curso de Comunicação Social da UFC, Glícia Pontes, acompanhou o primeiro dia do evento direto de Pernambuco e parabenizou a iniciativa dos alunos via Twitter.

II Semana de Jornalismo

Realizado pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da UFC, a II Semana de Jornalismo acontece entre os dias 04 e 07 de abril no Auditório Rachel de Queiroz (CH2), discutindo o tema "Jornalismo Especializado".

Imagens da II Semana de Jornalismo:

Realização:

Co-realização: