Semana de Jornalismo ganha mais uma atração

23 mar 2011

A II Semana de Jornalismo da UFC, que aconteceria de 4 a 7 de abril (este, por sinal, dia do Jornalista), será estendida até o dia 8, sexta-feira. O motivo da mudança é o lançamento do premiado livro reportagem Histórias do Beco, de Mayara Araújo, jornalista formada pela Universidade em 2009.

Além do coquetel de lançamento, que será realizado no Museu de Arte da UFC a partir das 19h, o evento terá a exposição das 30 ilustrações que compoem o livro e também contam com a assinatura de Mayara.

Produto do Trabalho de Conclusão de Curso da então estudante de jornalismo, o livro reportagem teve a orientação do professor Agostinho Gósson, mediador da mesa redonda sobre Jornalismo Econômico durante a Semana.  Após um trabalho de oito meses e cerca de 120 horas de pesquisa de campo, Histórias do Beco traz as impressões da autora sobre o espaço e conta um pouco da trajetória de um dos pontos comerciais mais conhecidos da cidade.

A data do lançamento não foi escolhida à toa. No próximo dia 10 de abril, a transferência do Beco da Poeira completa um ano. “Quis aproveitar a efeméride e, sobretudo, somar à Semana de Jornalismo um exemplo de produção nascida na Universidade, no seio do nosso departamento”, afirma Mayara.

Para ela, a experiência de lançar o primeiro livro é única.  ”É uma emoção sem precedentes. É o meu primeiro filho e se trata de algo que quero fazer para a vida toda. É o primeiro de muitos”, celebra.

A programação  já anunciada não sofrerá alterações, apenas será acrescida desse momento de prestígio de um dos frutos do curso de Jornalismo da UFC. É a Semana de Jornalismo juntando o útil ao agradável, a discussão à prática.

Prêmios

A obra venceu a categoria Livro Reportagem do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ocorrido na cidade de Caxias do Sul (RS) em setembro do ano passado. Antes, foi premiado na mesma categoria da etapa regional do evento, desta vez em Campina Grande no mês de junho de 2010. Ambos os eventos foram realizados pela  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

O livro também foi contemplado pelo edital Prêmio Literário de Autores Cearenses – Guilherme Studart, de Ensaio Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) — o que possibilitou a publicação.

Lançamento do livro Histórias do Beco, de Mayara Araújo

Dia: 08/04

Local: Museu de Arte da UFC (Mauc) | Av. da Universidade, 2854, Fortaleza

II Semana de Jornalismo

Realizado pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social da UFC, a II Semana de Jornalismo acontece entre os dias 04 e 07 de abril no Auditório Rachel de Queiroz (CH2), discutindo o tema "Jornalismo Especializado".

Imagens da II Semana de Jornalismo:

Realização:

Co-realização: